Turista cai de altura de 4 metros em casa alugada pelo Airbnb, tem lesão na medula e fratura 8 costelas
10/02/2025
(Foto: Reprodução) Daniela Maia, de Brasília, estava encostada no guarda corpo do deck da piscina de uma residência na Bahia, quando a madeira se soltou. Airbnb e proprietário podem ser responsabilizados. Daniela Maia recebe ajuda de familiares e faz fisioterapia em Brasília.
Uma turista de Brasília sofreu uma grave lesão na medula e fraturou oito costelas após cair de uma altura de quatro metros na casa que alugou pelo Airbnb em Itacaré, na Bahia (veja vídeo acima). Daniela Maia estava encostada no guarda corpo do deck da piscina, quando a madeira se soltou.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 DF no WhatsApp.
Segundo Gabriela Marcondes, advogada especialista em processo civil, tanto a plataforma Airbnb quanto o proprietário da casa alugada podem ser responsabilizados. Em nota, a Airbnb diz que "o time do Airbnb continua a investigar o caso e está em contato com o hóspede sobre o incidente".
"Eu tenho que depender de todo mundo, até para escovar os dentes, para ir ao banheiro. Eu não consigo sentir nada", conta Daniela.
Daniela nasceu em Brasília, mas mora na Austrália há 12 anos. Depois de cinco anos sem visitar o Brasil, ela reuniu família para passar as férias na Bahia. A viagem foi em janeiro.
Após a queda, a família precisou interromper as férias e contratar uma UTI aérea para trazer Daniela para um hospital particular em Brasília. A mulher diz que não tem plano de saúde e que também não fez seguro viagem. Devido aos procedimentos médicos, a dívida já passa de R$ 200 mil.
Daniela Maia, de Brasília, conta sobre desafios após acidente na Bahia.
Daniela diz que depende de fraldas e precisa de cuidadoras. Para que ela levante da cama, é necessária a ajuda de quatro pessoas (veja vídeo acima).
"Não é vida, é só sobreviver por enquanto, né? Eu tenho sorte de estar aqui no Brasil com o apoio de toda minha família, mas é muito complicado", diz Daniela.
Como foi o acidente
Guarda corpo de casa onde brasiliense sofreu quedra.
arquivo pessoal
Na casa alugada por meio da plataforma do Airbnb, Daniela encostou no guarda corpo do deck da piscina e a madeira se soltou, momento em que ela caiu (veja vídeo abaixo).
Daniela Maia, de Brasília, conta o que lembra do acidente em casa alugada na Bahia.
"Eu virei e falando no telefone com meu marido, eu só me encostei assim um pouquinho naquele 'guard rail' de madeira. O que eu me lembro, eu só ouvi um barulho, eu ouvi um barulho bem forte. Eu não me lembro de cair, mas eu me lembro desse barulho e depois disso eu apaguei", conta Daniela.
O socorro
Daniela Maia recebe ajuda da família em Brasília.
TV Globo/Reprodução
A prima de Daniela, Rachel Serrate, que é enfermeira, ajudou nos primeiros socorros. Ela conta que a cena foi "muito horrível" e que Daniela ficou inconsciente.
"Eu peguei a cabeça dela assim, falei: Dani, tá tudo bem? Ela respondeu depois de um tempo. Como ela estava entre a grade e a grama, meio prensada, a gente arrancou a cerca, rotacionou ela em bloco, deitou ela mais retinha e esperou socorro. [...] Foi muito grave a chance dela ficar com paraplegia, então, a gente não tinha chão nesse momento", diz Rachel.
Paraplegia: condição em que uma pessoa fica paralisada da cintura para baixo. Geralmente resulta de uma lesão ou dano à medula espinhal, afetando os nervos que controlam o movimento e a sensação na metade inferior do corpo.
Daniela foi levada para o hospital de Itacaré e depois para um hospital em Ilhéus, onde fez os exames que contataram grave lesão na medula e fratura de oito costelas.
A família contratou uma UTI aérea, que transportou Daniela para um hospital particular em Brasília.
Ela passou por uma cirurgia e ficou 12 dias internada na UTI.
Na última semana, Daniela recebeu alta pra continuar o tratamento em casa.
A fisioterapeuta Tereza Rachel fala que Daniela está realizando um tratamento com um eletroestimulador transcutâneo, que são estímulos elétricos para que ela se contraia e ganhe força muscular.
Responsabilidade do proprietário e da Airbnb❓
Daniela Maia faz fisioterapia em Brasília após queda.
TV Globo
A advogada Gabriela Marcondes diz que o Airbnb e o proprietário da casa alugada podem ser responsabilizados.
"Seria uma ação judicial que visaria responsabilizar este proprietário e o intermediador, que é a plataforma Airbnb, pela ausência da fiscalização daquele imóvel e das condições daquele imóvel para que fossem colocados como um serviço a ser prestado na plataforma", diz Gabriela Marcondes.
O que diz o Airbnb
“O time do Airbnb continua a investigar o caso e está em contato com o hóspede sobre o incidente.”
LEIA TAMBÉM:
NOVA SECRETARIA: Ibaneis anuncia recriação da Secretaria do Entorno para atender prefeitos e lideranças da região
CRIME: Criminosos arrombam cofre de agência bancária em Brazlândia
Leia mais notícias sobre a região no g1 DF.