Como os eleitores que se informam pelas redes sociais dizem que vão votar em Ribeirão Preto, SP
19/09/2024
Segunda pesquisa do Instituto Quaest sobre intenções de voto na cidade mostra percentuais de quem usa a internet como fonte de informação. Aplicaticos de redes sociais em celular: Facebook, Instagram
Brett Jordan/Pexels
As redes sociais, junto com a TV, são fonte de informação para a maioria dos eleitores de Ribeirão Preto (SP).
Pesquisa do Instituto Quaest, contratado pela EPTV, afiliada da TV Globo, mostra que 29% das pessoas que votarão nas eleições deste ano se informam sobre política pela internet. A TV é o principal meio de comunicação de 34%.
Siga o canal g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp
Os números foram divulgados na quarta-feira (18) e mostram a intenção de votos dos eleitores a partir da mídia que eles se informam.
A Quaest realizou 852 entrevistas com eleitores de 16 anos ou mais entre os dias 15 e 17 de setembro. A margem de erro máxima para o total da amostra é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%.
O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número SP-07293/2024.
LEIA TAMBÉM
Ricardo Silva tem 54%; Roque, Marco Aurelio e André Trindade empatam tecnicamente em 2º
Quaest em Ribeirão: 67% dos eleitores dizem ter visto propaganda política nas ruas
Pesquisa Quaest: 44% dos eleitores de Ribeirão Preto se dizem 'pouco interessados' nas eleições, mas 75% garantem que vão votar
Veja, abaixo, os desempenhos dos candidatos entre os eleitores que se informam principalmente sobre as redes sociais e a TV. Atenção: as margens de erro nesses segmentos são maiores que na pesquisa geral.
Redes sociais e TV
Na pesquisa geral, Ricardo Silva (PSD) tem 54% das intenções de voto. Jorge Roque (PT), Marco Aurélio (Novo) e André Trindade (União) empatam tecnicamente em segundo lugar.
Entre os eleitores que se informam mais pelas redes sociais, Ricardo Silva lidera, com 50%. Na primeira pesquisa, divulgada em agosto, o candidato tinha 46% das intenções de voto de eleitores que usam as redes sociais para se informar sobre política.
André Trindade e Marco Aurélio aparecem com 8% e Jorge Roque com 5%, também empatados dentro da margem de erro.
Ricardo Silva também lidera as intenções de voto de eleitores que usam a TV como principal meio de se informar sobre política, com 62%.
Jorge Roque aparece na sequência, com 11%, seguido de André Trindade, com 3%. Os demais candidatos somam, juntos, 5%.
Além da TV e das redes sociais, a pesquisa também apontou que:
11% se informa sobre política com amigos, familiares e conhecidos
10% não se informa sobre política
8% se informa por meio de sites, blogs e portais de notícias
5% se informa por meio do rádio
2% se informa por jornais impressos
Leia mais notícias sobre as eleições na região de Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto e região